top of page

A Arte da Fotografia Preto e Branco

Apesar de ser apaixonada por cores, amo a fotografia preto e branco, o qual passam ora uma sensação de passado, ora atemporalidade. Sem dúvida poesia.



Ensaio Newborn
Ensaio Newborn

A fotografia nasceu preto e branco. No ano de 1826 foi reconhecida a primeira fotografia feita por um francês e somente 80 anos depois surgiu o filme colorido, e ainda hoje a fotografia colorida não alcançou a definição da escala de tons que a sensibilidade do filme preto e branco possui.


O mais interessante da fotografia preto e branco é que se trata principalmente do que existe entre esta escala, inúmeros tons de cinza, somados com os efeitos de luz e sombras.



Ensaio Lifestyle (A chegada do Bebê)
Ensaio Lifestyle (A chegada do Bebê)

Uma ótima forma de entender esses efeitos é olhando os quadros do pintor holandês Rembrandt. Tive a oportunidade de vê-los no Museu Rijks em Amsterdam, e nos seus retratos usava as sombras e contrastes de uma maneira deslumbrante e que se utiliza até hoje! Pintava o que hoje é técnica refinada de iluminação na fotografia. Ele deixou a sua arte e o seu olhar (para a  nossa sorte!) muito antes da primeira fotografia registrada, deixando seu ensinamentos, nos fazendo ver além das cores.

Na imagem “sem cor”, como muitos dizem, há muitas mensagens ditas!

É uma “ciência” a ser descoberta, paixão-diversão para muitos fotógrafos!

No meu trabalho, observando imagens em preto e branco pude traduzir o meu encanto: falando de retratos, a fotografia despida de cor sobressalta a personalidade. Simples e mágico assim. São os detalhes particulares de cada bebê que saltam aos olhos, é  a expressão das crianças que anula tudo que está na volta, sensações que crescem, fazendo jus ao registro. Diria que é uma arte onde se faz uma releitura do que se vê, chamando os olhos pra aquilo que se há de mais essencial… seja no registro de um momento, seja no retrato de alguém.

Como seria possível enxergar tanta beleza em um mundo preto e branco?


Fiordland - Nova Zelândia
Fiordland - Nova Zelândia


Um dos motivos que me fazem ser  ainda mais fascinada pelo universo da fotografia. 


Aqui um retrato do que falo. A pequena linda, queridice em pessoa, que exala seus olhos claros e brilhantes!




Para quem quiser estudar e se aprofundar na técnica, ou apenas contemplar ainda mais a fotografia preto e branco, recomendo os seguintes livros:




Um forte abraço!

Patricia Lavratti

1.229 visualizações0 comentário
bottom of page